quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rafael Sanzio



Andressa
Turma: 2401

Plano de Aula de Artes

Ano de aplicação: 4º ano.
Tema: Dia das Mães.
Conteúdo: Pintura/Rafael Sanzio.
Objetivos: *Conhecer a vida e obra de Rafael Sanzio.
*Realizar uma composição enfocando a “madona” da sua vida.
Recursos: *Foto do artista.
*Imagens das principais obras do artista.
*Xerox do texto: “Rafael Sanzio”.
*Folha de desenho.
*Diferentes cores de tinta têmpera.
*Pincel.

Desenvolvimento:

Dinâmica: “Com minha mãe eu...”

Os alunos deverão dobrar ao meio a folha de desenho que receberão, e na capa completar a frase acima. Esta deverá ser guardada para um próximo momento.
        
Fazer um círculo com os alunos e mostrar a foto do artista, logo citar seu nome e perguntar se alguém já ouviu falar. A professora distribuirá então uma cópia para cada aluno do texto abaixo, estes farão a leitura silenciosa do mesmo.

Rafael Sanzio

O artista italiano Rafael Sanzio nasceu no dia 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, filho de um pintor não reconhecido pela sociedade, Giovanni Santi. Quando ele tinha seis anos seu pai o mandou estudar no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino, com ele que Rafael aprendeu então a pintar, mas foi seu pai que o transmitiu a paixão pela pintura, quando ainda vivo, pois veio a falecer em 1494. Foi no ateliê de Pietro que Rafael compôs sua primeira obra: O Casamento da Virgem, em 1.504. Logo Rafael ficou conhecido como o ‘príncipe dos pintores’.
Admirado pela corte papal, em 1.508, foi encarregado pelo papa Júlio II de decorar com quadros as salas do Vaticano, hoje conhecidas como as stanze de Rafael. Em 1.515, Rafael foi oficializado arquiteto do Vaticano.
Rafael tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas (é o nome dado à representação artística da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, em pinturas.).
Ele faleceu no mesmo dia do seu nascimento, quando completava 37 anos, em Roma. Dizem que ele estava com uma forte febre.

Feita a leitura silenciosa a professora solicitará que voluntários façam a leitura do texto em voz alta.
                       
Questionamentos orais:

1-     Quem foi Rafael Sanzio?
R= Rafael foi um importante pintor e arquiteto italiano.
2-    Quem transmitiu para Rafael a paixão de pintar?
R= Seu pai, Giovanni Santi.
3-    Pelo que especialmente Rafael foi mais reconhecido?
R= Por pintar madonas.
4-    O que são madonas?
R= É o nome dado às pinturas da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Dado este momento a professora mostrará as seguintes obras do artista:


                                                  O Casamento da Virgem.



Madonas e o menino Jesus.


                                   A Escola de Atenas.

Mãos em ação: a professora forrará a mesa dos alunos com jornal e eles deverão pegar a folha que receberam no primeiro momento da aula. Dentro dela pintarão alguma lembrança que tenham de suas mães, como por exemplo: algum passeio ou algum momento em especial.

Final de aula: os alunos mostrarão seus cartões uns para os outros e deverão levá-los para casa para presentear suas respectivas mães no Dia das Mães.

Mary Cassatt

Jéssica B
Ano de Aplicação: 3º ano
Tema: Dia das Mães
Conteúdo: Pintura, artista Mary Cassatt
Objetivos:
  • Conhecer quem é Mary Cassatt
  • Identificar suas obras
  • Confeccionar um cartão
Desenvolvimento:

Recursos:balões,letras do alfabeto para completar o nome Mary Cassatt,imagens de obras da artista, bandeja de isopor, tinta, pincel, folha de ofício.

Iniciar a aula explicando aos alunos que embaixo de algumas cadeiras tem um balão, onde eles terão que encher e em seguida estourar e descobrir qual é a sua letra, após todos terem estorado o balão a professora auxiliará os alunos a montarem o nome da artista : Mary Cassatt.
Em seguida a professora irá contar sobre a vida da artista:
Mary Cassatt nasceu no dia 22 de maio de 1843, na cidade de Alleghney,é considera uma grande pintora impressionista, ainda adolescente matricula-se na academia de Artes da Pensilvânia, na Filadélfia. Aos vinte e três anos, decide seguir carreira como pintora, indo contra a sua família que era muito conservadora, partiu com uma amiga para a Europa, onde estudariam em atelieres particulares de pintores como: Charles Chaplin, Thomas Couture e Jean-Leon Gerome, entre outros. Suas pinturas retratam figuras de gênero e personagens da literatura, criando seu próprio estilo, começa a pintar representações de mães e filhos, marcando bem o ambiente feminino.
Sofre de diabete e em 1915, fica preticamente cega e para de trabalhar até a sua morte em 1926, solteira e sem filhos.
Obras:





Mary Cassatt

Questões:
A) O que você sente ao olhar as imagens?
B) Qual a fisionomia das  pessoas que estão na primeira imagem?
C) Que ação está acontecendo na segunda imagem?
D) Descreva como é o funda das duas imagens, o que está retratando?

Mãos à Obra....
Assim como a artista retrata muito a questão da mulher feminina, iremos fazer um cartão para o dia das mães, onde iremos fazer um desenho do que nossa mãe representa para nós com a tinta, no fundo da bandeja de isopor, e antes de secar será imprimido na folha de ofício.
Após ter secado a impressão, os alunos escreveram um recado para sua mãe, no espaço em branco.

Final de Aula
Os alunos sentados em um cículo, criarão coletivamente uma paródia para suas mães utlizando alguns sentimentos vistos nas obras da artista.

Henri Rousseau












Juliana Letícia Machado

Série: 4º ano (Curso Normal)
                                        
                                                         
                                           Plano de aula de artes



Ano de aplicação: 5º ano

Conteúdo: Carimbo/Henri Rousseau

Tema: Animais

Objetivos:
- Conhecer a vida e obra de Henri Rousseau.
- Reproduzir imagens tendo como subsídio o carimbo de folhas.

Recursos: 
- imagens das obras de Rousseau, folha de desenho, tinta têmpera/guache verde, branca, preta, amarela, vermelha; variados tipos de folhas de árvores, pote pequeno, pano, figura de animais, duas cartolinas, duas caixas.

Desenvolvimento

Para iniciar a aula a professora irá separar os alunos em dois grandes grupos, cada grupo terá uma cartolina e uma caixa. A cartolina estará dividida pela metade entre animais domésticos e selvagens. E na caixa terá figuras destes animais. Ao sinal da professora, os alunos deverão separar as figuras da caixa colando-as na cartolina separando animal selvagem de animal doméstico. Após isso a professora explicará que o artista trabalhado retrata em algumas de suas pinturas a natureza, a floresta e os animais que nela vivem. Então apresentará o artista Henri Rousseau com o texto que segue abaixo junto de suas obras.
Henri Rousseau nasceu no dia 21 de maio de 1844 em Laval na França. Pintor francês deixou seu trabalho na alfândega para ingressar na pintura. Conhecido pelo trabalho Naif, ou seja, trabalho realizado por um artista sem formação acadêmica acabou encontrando dificuldades sendo até ridicularizado. Com o passar do tempo passou a ser reconhecido como um gênio autodidata. Apaixonado pela natureza retratou-a em suas obras mostrando uma realidade simples. Rousseau morreu em 1910 em Paris.

                                                                         
                                                                      O sonho

                                                             

                                                          
                                                     Luta entre um tigre e um búfalo              





                                                                          Surpresa




Após falar da vida e mostrar as obras de Rousseau a professora pedirá que o aluno retrate a natureza utilizando o carimbo com as folhas das árvores, fazendo sobreposições de cores tendo como subsídio duas figuras de animais selvagens, que serão coladas em cima da pintura após a secagem da tinta.
No final da aula a professora fará uma rodinha com os alunos onde cada um irá apresentar seu trabalho falando o que viu de mais interessante nas obras de Rousseau.

René Magritte

René François Ghislain Magritte

Nome: Janis

Plano de Aula Artes

Ano de aplicação: 5º ano
Tema: Meio Ambiente
Conteúdo: Pintura, artista René Magritte
Objetivos:
-Conhecer a vida e a obra de Magritte.
-Produzir um trabalho ao estilo do artista.

Desenvolvimento:
Recursos: imagens das obras do artista, foto do artista, folhas de desenho, tinta têmpera, pincel.

Iniciar a aula fazendo um passeio pelo bairro ou a rua da escola e pedir para que os alunos observem a situação do lugar: se está poluído, se está limpo, se há árvores, etc.
Ao voltar para a sala explicar aos alunos que eles conhecerão um pouco da obra e da vida de René François Ghislain Magritte. Explicar que ele nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898, filho de Léopold Magritte. Foi um dos principais artistas surrealistas belgas.
Estudou por 2 anos na Academia de Belas Artes, em Bruxelas. Em 1926 produziu sua primeira pintura surrealista, "O Jóquei Perdido", tendo sua 1ª exposição apresentada no ano seguinte.Magritte representa e reflete a diferença entre o real e a representação, e existem símbolos recorrentes em suas obras, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real. Ele faz uma justaposição de imagens, dando assim um novo significado a objetos familiares, isto foi frequentemente denominado realismo mágico.
Em 15 de agosto de 1967, Magritte faleceu, vítima de câncer.
Mostrar aos alunos a foto do artista e também sua obra mais lembrada:

René Magritte

Obra principal

A queda
Fazer os seguintes questionamentos sobre a obra principal:
  1. O que você vê nesta obra? Resposta pessoal.
  2. O que você acha que o artista quis expressar com esta obra? Resposta pessoal.
  3. Você acha que isto é real? Por quê? Resposta pessoal.
Mãos à obra:
A professora irá mostrar aos alunos as seguintes obras:





O jóquei perdido

Depois de olhar as obras os alunos terão que representar o meio ambiente que viram de uma forma surreal, expressando o seu modo de ver o meio ambiente hoje. Eles irão desenhar na folha de desenho e depois pintar com tinta têmpera.
 Final da aula: Cada aluno mostrará o seu trabalho e dirá onde está o surreal e porquê.

Berthe Morisot

Jessica Vieira dos Santos

                                                         Plano de Aula de Artes


 Ano de aplicação: 3º Ano 
Tema: Primavera
Conteúdo: Pintura  Artista: Berthe Morisot
Objetivos:
- Conhecer a vida e as obras de Berthe Morisot.
- Produzir um trabalho, baseado nos da artista.

Recursos: Papel pardo, tinta, pincel, imagens de obras.

                                                       Dinâmica

           A professora fará um passeio com os alunos pelas redondezas da escola, ela falará para os alunos observarem as paisagens de volta da escola, as árvores, as flores, etc.
           Voltando para a sala os alunos vão relatar e fazer comentários sobre o que viram no passeio.

                                                 
Berthe Morisot
Tela de Edouard Manet


BIOGRAFIA


VIDA E OBRA    

         Berthe Morisot, pintora francesa,  nasceu em 1841 e morreu em 1895. Pertencente à alta burguesia, era neta do pintor Fragonard e  desde cedo começou a ter aulas com Corot. Morisot era uma incansável copiadora. Começou com os Mestres antigos e terminou com Corot, cujos trabalhos ela tinha a vantagem de comentar pessoalmente, já que foi sua aluna entre 1860 e 1862, junto com sua irmã Edna (futuramente Mme. Pontillon). Corot aconselhou que fosse aprender a pintar ao ar livre em Auvers-sur-Oise.

        Em 1864 Berthe fez a primeira exposição de suas paisagens no Salon. Em 1868 ela conheceu e ficou amiga de Edouard Manet, que lhe deu conselhos e pintou vários retratos seus. Em 1872  foi para a Espanha. Desde 1874  até 1886 ela participou de todas as exposições dos Impressionistas, com exceção da quarta mostra, devido a uma doença.

        Em 1874 Berthe Morisot casou-se com o irmão de Manet, Eugène, e, em 1881-1883, construiram uma casa em Paris, que se tornou um lugar de encontros semanais para pintores e escritores, tais como Degas, Caillebotte, Monet, Pissaro, Whistler, Puvis de Chavannes, Curet, Renoir, Mallarmé e outros. Mallarmé tornou-se seu admirador e amigo mais íntimo. Berthe pintava especialmente mulheres e crianças, e era a maior exponente feminina do Impressionismo.

        Em 1892 ficou viúva e comprou um solar em Mesnil. Em 1895, depois de sua morte, Paul Durand-Ruel realizou, em sua memória,  uma grande exposição com 300 quadros. O prefácio do catálogo foi escrito por Mallarmé. Com suas impressões leves e radiantes de vida doméstica feliz, ela fez uma importante contribuição ao Impressionismo.

                                          Questionamentos Orais
  1. Berthe Morisot costumava pintar aonde?
        R: Ao ar livre
     
    2.   Qual foi o motivo da primeira exposição de Berthe Morisot?
        
        R: Paisagem

   3.    O que Berthe mais pintava nas suas obras?
        R: Mulheres e crianças

   4.   Qual era a sua técnica de pintura?
        R: Tinta

  5.    Como ela gostava  de pintar em preto e branco ou colorido ?
       R: Berthe gostava de cores fortes , coloridas e vibrantes

                                            
                                             Atividade


            Produzindo um trabalho....
           A  professora dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, destribuirá para cada grupo um pedaço de papel  pardo, pinceis e uma caxinha de tinta tempera com 6 cores.
           Cada grupo terá que pintar no papel pardo uma das paisagens que eles viram nas redondezas da escola, podendo incluir alguma pessoa que estava na rua passando na hora do passeio.
           
           Final da  Aula

           Cada grupo irá apresentar o seu trabalho para o restante da turma, explicando a sua paisagem, depois de todos  os grupos apresentarem eles vão colar os trabalhos na parede da sala de aula.


           Imagens que serão apresentadas aos alunos.