NOME: ANDRYA
TURMA: 2401
PLANO DE AULA DE ARTES
ANO DE APLICAÇÃO: 4º ANO
TEMA: CORES E MEIO-AMBIENTE.
CONTEÚDO: LINHAS E FORMAS, ARTISTA PAUL KLEE
OBJETIVOS:
- CONHECER A VIDA E OBRA DE PAUL KLEE.
- CRIAR UM DESENHO ATRAVÉS DA TÉCNICA COM LÃ.
RECURSOS: OBRAS DE PAUL KLEE, FOLHA DE OFÍCIO, COLA E FIO DE LÃ COLORIDO.
A aula será iniciada com uma dinâmica de interação. Na sala de aula a professora colocará por toda sala vários fios de lã coloridos entrelaçados. Os alunos terão que desenrolar os fios e escolher cinco cores diferentes e guardá-las.
Explicar que Paul Klee nasceu em 1879, na Suíça e trabalhava com uma grande diversidade de cores. Retratava animais, pessoas e até letras, de maneira bem original. Suas pinturas eram abstratas. Paul Klee também tinha formação musical, por isso algumas de suas obras parecem até ter ritmo e a partir das linhas e formas geométricas. A descoberta de uma doença degenerativa que no início foi erradamente diagnosticada como sarampo. Ele sofria de fato, de esclerodermia progressiva, na maior parte dos casos, provoca a morte, mas ele trabalhou até o fim de sua vida aos 6o anos de idade.
Klee desenhava constantemente - em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios. Nas férias, começava a desenhar paisagens a lápis com esmerada exatidão e sombreado sutil.
Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana.
Mostrar as obras de Paul Klee
SENÉCIO
REBECCA
GIARDINO DEL TEMPIO
QUESTIONAMENTOS:
1- Quais são as características principais das obras de Paul?
2- Que cores que são utilizadas nas obras?
3- E o material que são utilizadas são variados?
4- Você gostou das imagens?
Após a explicação e os questionamentos os alunos criarão um desenho com os fios de lã que deverá ser colado na folha de ofício formando formas geométricas ou paisagens. Os fios deverão estar ligados um ao outro.
FINAL DE AULA: Os alunos farão a apresentação das suas obras e as colarão pela escola. Após, a professora fará um jogo da forca com os alunos, que será usada os nomes das obras de Paul.
Adorei as obras.
ResponderExcluirOlá! Gosto muito do Klee. Dê uma passadinha em um dos meus blogs para conhecer um pouquinho do meu trabalho.Acesse ecoarterapia.blogspot.com ou artefehprado.com.br
ResponderExcluirObrigada.