Ano de aplicação: 4º ano
Tema: Minha escola
Conteúdo: textura
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra de Édouard Manet
- Confeccionar um trabalho de textura através de uma pintura utilizando giz de cera.
Recursos: giz de cera, ferro de passar roupa, folhas de ofício, jogo dos potes e material de uso diário.
Ao iniciar a aula a professora passará uma caixa , onde haverá papéis de várias cores. cada aluno colocará a mão no pote e pegará um papel aleatoriamente. Os grupos serão formados de acordo com a cor retirada do pote. Os grupos deverão achar u pote escondido na sala referente a cor do seu grupo.
Dentro deste pote haverá uma pista que levará a várias outras, quando todos acharem suas pistas verão que ele formará um quebra cabeça. Cada grupo formará um quebra-cabeças diferentes, que será de uma ora de Édouard Manet. As imagens do quebra-cabeça serão as das imagens abaixo.
A professora mostrará uma foto do Édouard Manet que será a seguinte.

Nascido em uma família burguesa, Manet cresceu com todos os privilégio de boa saúde e educação , mas escolheu ser artista ao vez de seguir os passos do pai e do avô que eram advogados. Seu casamento fracassado e seu afilhado misterioso ( que, alguns acreditam, que poderia ser seu filho).
Édouard Manet pintava corpos humanos, paisagens, flores e frutas sempre misturando cores e tons. Morreu em 1883 em Paris . a professora explicará que a textura pode ser encontrada em todos os lugares em todos os objetos, e podemos sentir as texturas através do tato. A textura pode ser lisa, áspera, tura, mole.
Passeio pela escola
A professora levará os alunos para um pequeno passeio pela escola onde os alunos observarão as paisagens que a escola oferece. Ao voltarem para a sala desenharão a paisagem escolhida utilizando para pintar giz de cera misturando cores e tons. Após todos terem terminado a sua paisagem a professora passará o ferro de passar roupa quente em cima da pintura( colocando uma folha de oficio para a proteção para que o giz não cole no ferro. O desenho pronto ficara com a mistura de cores e com textura por causa do giz de cera que derreteu.
Final de aula:
A turma sentará em circulo, e cada aluno mostrará o seu trabalho e dirá por que escolheu aquela paisagem da escola e se o trabalho dele tem textura ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário