quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Édouard Manet

Jordana

Ano de aplicação: 4º ano

Tema: Minha escola

Conteúdo: textura

Objetivos:
- Conhecer a vida e obra de Édouard Manet
- Confeccionar um trabalho de textura através de uma pintura utilizando giz de cera.

Recursos: giz de cera, ferro de passar roupa, folhas de ofício, jogo dos potes e material de uso diário.

      Ao iniciar a aula a professora passará uma caixa , onde haverá papéis de várias cores. cada aluno colocará a mão no pote e pegará um papel aleatoriamente. Os grupos serão formados de acordo com a cor retirada do pote. Os grupos deverão achar u pote escondido na sala referente a cor do seu grupo.
      Dentro deste pote haverá uma pista que levará a várias outras, quando todos acharem suas pistas verão que ele formará um quebra cabeça.  Cada grupo formará um quebra-cabeças diferentes, que será de uma ora de Édouard Manet. As imagens do quebra-cabeça serão as das imagens abaixo.




                  A professora mostrará  uma foto do Édouard Manet que será a seguinte.

                                                                                                                                                                                  A professora explicará que as imagens do quebra-cabeça é de duas pinturas do pintor Édouard Manet, ele nasceu em 1832 na França. Foi considerado um dos maiores pintores franceses da história.                      
    Nascido em uma família burguesa, Manet cresceu com todos os privilégio de boa saúde e educação , mas escolheu ser artista ao  vez de  seguir os passos do pai e do avô que eram advogados. Seu casamento            fracassado e seu afilhado misterioso ( que, alguns acreditam, que poderia ser seu filho).                               
    Édouard Manet pintava corpos humanos, paisagens, flores e frutas sempre misturando cores e tons. Morreu em 1883 em Paris . a professora explicará que a textura pode ser encontrada   em todos os lugares em todos os objetos, e podemos sentir as texturas  através do tato. A textura  pode ser lisa, áspera, tura, mole.                                                                                                                                                           
                                                                                                                       

  Passeio pela escola     
  
  A  professora levará os alunos para um pequeno passeio pela escola onde os alunos observarão as paisagens que a escola oferece. Ao voltarem para a sala desenharão a paisagem escolhida utilizando para pintar giz de cera misturando cores e tons. Após todos terem terminado a sua paisagem a professora passará o ferro de passar roupa quente em cima da pintura( colocando uma folha de oficio para a proteção para que o giz não cole no ferro. O desenho pronto ficara com a mistura de cores e com textura  por causa do giz de cera que derreteu.                                                                                                                       

Final de aula:                                                                                                                                               

A turma sentará em circulo, e cada aluno mostrará o  seu trabalho e dirá por que escolheu aquela paisagem da escola e se o  trabalho dele tem textura ou não.                                                                                                                                                                               
                                                                                                                       

                                                                                                             


                                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário