quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rafael Sanzio



Andressa
Turma: 2401

Plano de Aula de Artes

Ano de aplicação: 4º ano.
Tema: Dia das Mães.
Conteúdo: Pintura/Rafael Sanzio.
Objetivos: *Conhecer a vida e obra de Rafael Sanzio.
*Realizar uma composição enfocando a “madona” da sua vida.
Recursos: *Foto do artista.
*Imagens das principais obras do artista.
*Xerox do texto: “Rafael Sanzio”.
*Folha de desenho.
*Diferentes cores de tinta têmpera.
*Pincel.

Desenvolvimento:

Dinâmica: “Com minha mãe eu...”

Os alunos deverão dobrar ao meio a folha de desenho que receberão, e na capa completar a frase acima. Esta deverá ser guardada para um próximo momento.
        
Fazer um círculo com os alunos e mostrar a foto do artista, logo citar seu nome e perguntar se alguém já ouviu falar. A professora distribuirá então uma cópia para cada aluno do texto abaixo, estes farão a leitura silenciosa do mesmo.

Rafael Sanzio

O artista italiano Rafael Sanzio nasceu no dia 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, filho de um pintor não reconhecido pela sociedade, Giovanni Santi. Quando ele tinha seis anos seu pai o mandou estudar no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino, com ele que Rafael aprendeu então a pintar, mas foi seu pai que o transmitiu a paixão pela pintura, quando ainda vivo, pois veio a falecer em 1494. Foi no ateliê de Pietro que Rafael compôs sua primeira obra: O Casamento da Virgem, em 1.504. Logo Rafael ficou conhecido como o ‘príncipe dos pintores’.
Admirado pela corte papal, em 1.508, foi encarregado pelo papa Júlio II de decorar com quadros as salas do Vaticano, hoje conhecidas como as stanze de Rafael. Em 1.515, Rafael foi oficializado arquiteto do Vaticano.
Rafael tornou-se famoso especialmente pela produção de suas Madonas (é o nome dado à representação artística da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, em pinturas.).
Ele faleceu no mesmo dia do seu nascimento, quando completava 37 anos, em Roma. Dizem que ele estava com uma forte febre.

Feita a leitura silenciosa a professora solicitará que voluntários façam a leitura do texto em voz alta.
                       
Questionamentos orais:

1-     Quem foi Rafael Sanzio?
R= Rafael foi um importante pintor e arquiteto italiano.
2-    Quem transmitiu para Rafael a paixão de pintar?
R= Seu pai, Giovanni Santi.
3-    Pelo que especialmente Rafael foi mais reconhecido?
R= Por pintar madonas.
4-    O que são madonas?
R= É o nome dado às pinturas da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Dado este momento a professora mostrará as seguintes obras do artista:


                                                  O Casamento da Virgem.



Madonas e o menino Jesus.


                                   A Escola de Atenas.

Mãos em ação: a professora forrará a mesa dos alunos com jornal e eles deverão pegar a folha que receberam no primeiro momento da aula. Dentro dela pintarão alguma lembrança que tenham de suas mães, como por exemplo: algum passeio ou algum momento em especial.

Final de aula: os alunos mostrarão seus cartões uns para os outros e deverão levá-los para casa para presentear suas respectivas mães no Dia das Mães.

Um comentário:

  1. Raphael foi um grande pintor italiano, viveu na época de Leonardo da Vinci e Michelangelo e, desde criança pintava como um gênio, mãe e filho, geralmente no interior de uma figura circular ou em forma de arco, o que lhe servia de moldura.Fazer um trabalho com uma moldura circular é um desafio interessante para o aluno. Planeje isso!
    Professora Ilane

    ResponderExcluir