quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mary Cassatt

Jéssica B
Ano de Aplicação: 3º ano
Tema: Dia das Mães
Conteúdo: Pintura, artista Mary Cassatt
Objetivos:
  • Conhecer quem é Mary Cassatt
  • Identificar suas obras
  • Confeccionar um cartão
Desenvolvimento:

Recursos:balões,letras do alfabeto para completar o nome Mary Cassatt,imagens de obras da artista, bandeja de isopor, tinta, pincel, folha de ofício.

Iniciar a aula explicando aos alunos que embaixo de algumas cadeiras tem um balão, onde eles terão que encher e em seguida estourar e descobrir qual é a sua letra, após todos terem estorado o balão a professora auxiliará os alunos a montarem o nome da artista : Mary Cassatt.
Em seguida a professora irá contar sobre a vida da artista:
Mary Cassatt nasceu no dia 22 de maio de 1843, na cidade de Alleghney,é considera uma grande pintora impressionista, ainda adolescente matricula-se na academia de Artes da Pensilvânia, na Filadélfia. Aos vinte e três anos, decide seguir carreira como pintora, indo contra a sua família que era muito conservadora, partiu com uma amiga para a Europa, onde estudariam em atelieres particulares de pintores como: Charles Chaplin, Thomas Couture e Jean-Leon Gerome, entre outros. Suas pinturas retratam figuras de gênero e personagens da literatura, criando seu próprio estilo, começa a pintar representações de mães e filhos, marcando bem o ambiente feminino.
Sofre de diabete e em 1915, fica preticamente cega e para de trabalhar até a sua morte em 1926, solteira e sem filhos.
Obras:





Mary Cassatt

Questões:
A) O que você sente ao olhar as imagens?
B) Qual a fisionomia das  pessoas que estão na primeira imagem?
C) Que ação está acontecendo na segunda imagem?
D) Descreva como é o funda das duas imagens, o que está retratando?

Mãos à Obra....
Assim como a artista retrata muito a questão da mulher feminina, iremos fazer um cartão para o dia das mães, onde iremos fazer um desenho do que nossa mãe representa para nós com a tinta, no fundo da bandeja de isopor, e antes de secar será imprimido na folha de ofício.
Após ter secado a impressão, os alunos escreveram um recado para sua mãe, no espaço em branco.

Final de Aula
Os alunos sentados em um cículo, criarão coletivamente uma paródia para suas mães utlizando alguns sentimentos vistos nas obras da artista.

2 comentários:

  1. Jéh...
    Muito interessante tua artista e ótima a idéia de trabalhar no dia das mães, porém sua atividade é uma gravura, e a artista trabalha com a pintura, nao entendi isso. Adorei o cartão e a paródia.
    Bjs
    Jaki

    ResponderExcluir
  2. Esclarecendo o comentário da colega Jaqueline, conta a História da Arte que Mary Cassatt pintava em bandeja plana e depois, pressionava um papel sobre a tinta molhada para fazer uma gravura. Por isso a proposta da Jéssica.
    Continuem pesquisando em Arte!
    Professora Ilane

    ResponderExcluir