terça-feira, 9 de novembro de 2010

Romero Britto

Aluna: Rita 
Turma: 2401
Plano de aula de arte 
Ano de aplicação: 4° ano
Tema: Reciclagem
Conteúdos: Texturas, artista Romero Britto

Objetivos:
-Compreender o que é textura.
-Criar texturas em diferentes lugares.
-Apreciar as obras do artista Romero Britto.

Recursos: pincel, tintas, exemplos de obras de Romero Britto, folhas de ofício, giz de cera, papelão.

  Iniciar a aula fazendo com os alunos um quebra-cabeça, onde a frase deste será a definição de texturas que é "o aspecto de uma superfície, ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e diferenciá-la de outras formas". Isto é textura. Eles montarão o quebra-cabeça, e após, a professora deverá perguntar se todos entenderam o que é textura e , se necessário, explicar novamente e tirar dúvidas dos alunos.
  Depois, os alunos irão fazer a caça às texturas pela escola com as folhas de ofício e o giz de cera. Eles deverão recolher todas as texturas possíveis, pois assim, eles perceberão o que é textura tátil (a textura que podemos sentir, tocar) e o que é textura visual (a textura que só podemos ver, enxergar).
   Quando voltarem à sala de aula, a professora irá explicar que existem diversos artistas que usam texturas em suas obras.
  Mostrar então os trabalhos de textura visual  do brasileiro Romero Britto:

                    
   Explicar que Romero Britto é uma artista da Pop-Art, que surgiu no final dos anos 50. Romero já pintou mais de 5.000 telas espalhadas por 70 países.
   Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto decoram a casa de dezenas celebridades como Madonna, Xuxa, Michael Jordan, entre outros.
   Britto faz suas obras com um traço bem infantil e colorido, e isto chama muita atenção.Ele faz obras para diversas campanhas publicitárias e elas estão estampadas em várias embalagens.
   Mostrar o autorretrato:

Questionar sobre o autorretrato:  
1- O que nós podemos perceber nesta imagem?
2- Existem muitas cores presentes nela?
3- Existem formas geométricas nela? Quais?
4- O que vocês sentem ao ver esta obra?
5- Vocês acham que o artista quer nos transmitir o que com esta obra?
6- Ela é bonita e agradável de olhar?
7- Você faria uma obra desta maneira? Por que?
  Os alunos deverão responder estas questões oralmente.

   Para a atividade os alunos deverão ser divididos em grupos: papéis, vidros, plásticos, metais e orgânicos. Cada aluno do grupo deverá construir uma lixeira com o papelão. Depois deverá pintar ela como Romero Britto faz em suas obras, mas com duas cores: a cor da própria lixeira reciclável de acordo com o material (vermelho, verde, amarelo, azul ou marrom) e o preto, para fazer linhas, pontinhos, acabamentos, nome do que vão nela, etc. 
   Após todos os grupos concluírem suas lixeiras, as mesmas serão espalhadas pela escola.
   
Final da aula: 
   Os alunos deverão passar nas salas de aulas e explicar o trabalho que eles fizeram (textura nas lixeiras seguindo o que o artista faz) e que todos da escola a partir daquele momento devem utilizar corretamente aquelas lixeiras.

5 comentários:

  1. As obras do artista Romero são realmente lindas.
    As atividades estão bem legais.
    Parabéns!

    PÂmela

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito bom trabalhar este artista, um trabalho bem colorido, traços simples, textura visual, sem falar na sua assinatura, que também faz parte da obra final.Bacana a tua proposta.
    Professora Ilane.

    ResponderExcluir