segunda-feira, 8 de novembro de 2010

William Blake

Nome: Tatiane
Turma: 2401

Plano de aula de Artes

Ano de aplicação: 5º ano
Tema: Identidade
Conteúdo: Gravura, Vida e Obra do artista William Blake
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra do artista William Blake.
- Reconhecer e distinguir os diversos tipos de gravura.
- Reproduzir imagens em processo alternativo de gravura.

Recursos: Imagem do autorretrato do artista William Blake, bandeja de isopor, tinta têmpera, folhas de desenho, caixinha.

Iniciar a aula com a introdução do conteúdo a ser trabalhado na aula. Os alunos formarão um círculo de cadeiras, em que a professora colocará uma música e irá passar uma caixa com alguns objetos. E esses são materiais utilizados para fazer diversos tipos de gravura, como madeira, isopor, pedra, metal, etc. Quando a música parar o aluno que ficar com a caixa irá abri-la sem mostrar para os colegas, e escolherá um objeto e fará um joguinho de “forca” para os colegas adivinhar que objeto ele pegou. Após os colegas descobrirem o objeto, o aluno retira da caixa e mostra ao grande grupo.
                Explicar que os objetos são materiais utilizados para fazer uma GRAVURA. E que gravura é todo registro adquirido através de um bater, calcar. É a arte ou técnica que possibilita à reprodução de uma imagem fixada sobre uma superfície, que este pode ser a pedra, madeira, isopor, todos os materiais que acabamos de ver na caixa. Existe vários tipos de gravura,  que é classificada de acordo com o material de que é feita.
                E as mais conhecidas são a xilogravura. Que é a técnica mais antiga, em que o artista retira de uma superfície plana, que geralmente é madeira.
                A técnica da gravura em metal, que suas matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco ou latão.
                E nesta aula conheceremos um pouco de um artista que utilizava a técnica da gravura. O artista é William Blake que nasceu em Londres no dia 28 de novembro, no ano de 1757. Filho de comerciante, desde a infância ajudava na loja de seu pai e entregava-se à leitura e ao desenho nas horas vagas. Ele estudou na Royal Academy of Arts", onde aprendeu os estilos convencionais de gravura. Aos catorze anos tornou-se aprendiz de James Basire, função que exerceu por sete anos. Aos dezesseis, passou a se dedicar intensamente no estudo e reprodução gráfica das catedrais londrinas. Aos vinte e cinco anos, casou-se com Catherine Boucher, analfabeta e filha de jardineiro. Mas Blake ensinou sua esposa a ler, escrever e a ajudá-lo nas impressões das gravuras. William  fazia a reprodução das gravuras, onde nas partes em que ele queria colorir, era retirado o excesso de tinta e assim fazia a impressão. Quando secava a tinta, sua esposa, pintava e coloria as partes em branco das gravuras.Ele utilizava de material o metal para a reprodução de gravuras. William Blake faleceu em Londres, em 12 de agosto de 1827, deixando incompleto um ciclo de gravuras que ilustrariam um livro.
                Mostrar a imagem do autorretrato, do artista William Blake.


E a seguir fazer os seguintes questionamentos sobre a imagem:
1) Na sua opinião, como o artista demonstra estar na imagem (triste, feliz, pensativo, etc)?
2) Descreva como o artista está vestido?
3) Que cores você identifica na imagem?
4) Como você faria um autorretrato seu?
Obs.: Todas as perguntas são com respostas pessoais.

Vamos fazer uma gravura?
Para isso utilizaremos, bandejas de isopor e tinta preta. Cada aluno fará seu autorretrato, e utilizando a técnica do artista trabalhado, o aluno retirá o excesso de algumas partes da imagem para após a impressão da gravura, os espaços sejam coloridos com outros tons de tinta. Após todos os alunos fizer seu autorretrato na bandeja, ele irá reproduzir seu autorretrato na folha de desenho, prensando o isopor sobre o papel. Não pode esquecer-se de colocar a imagem centralizada no papel.
                Na próxima aula, quando as imagens já estiverem com a tinta seca, será realizada a pintura das partes em branco, e também a professora ensinará como se é feita a moldura, numeração e assinatura na gravura.

Atividade final

                A professora recolherá as gravuras e mostrará cada uma aos alunos, em que eles tentarão descobrir de quem é o autorretrato através da imagem. Após a professora questionará os alunos, sobre o nome da técnica que foi utilizada para os autorretratos (GRAVURA) e qual era o nome do artista que utilizava a mesma técnica, só que no metal (William Blake).

2 comentários:

  1. Tatiane!
    Gostei do teu plano de aula.Achei que o tema escolhido e a atividade estão de acordo com a turma.A atividade de fazer o autorretrato é boa,pois assim eles podem até colocar suas características como:rosto mais redondo,etc.
    Abraços Tamara

    ResponderExcluir
  2. Blake ficou muito conhecido pelas gravuras que fazia. Sua esposa o ajudava, imprimia as gravuras e quando estas estavam secas, ela as coloria. Um bonito trabalho para ser realizado comos alunos.
    Professora Ilane

    ResponderExcluir