quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Claude Oscar Monet

Ver imagem em tamanho grande
MONET
 
NOME: Franciele
     PLANO DE AULA DE ARTES

ANO DE APLICAÇÃO: 4 ano

TEMA: A primavera chegou!!

CONTEÚDO: Pintura, artista Monet

OBJETIVOS:
# Conhecer a vida e obra do artista Claude Oscar Monet.
# Produzir uma paisagem utilizando a técnica de pinceladas rápidas,como o artista Monet fazia em suas obras.

RECURSOS:folhas de ofício, imagens do artista Monet, contact, jornais, pote com água, pincel e tintas guache.

DINÂMICA
A professora irá dividir a turma em três grupos.Cada grupo irá receber peças de um quebra - cabeça e deverão montá-lo.Quando todos terminarem,estarão montadas pinturas e o autorretrato do pintor Monet que serão utilizadas na explicação do conteúdo a ser trabalhado.
 A professora juntamente com os alunos irão plastificar as imagens e o autorretrato do pintor.Após a plastificação,as mesmas serão colocadas no quadro,onde servirão de ilustração na explicação da professora.
  
A professora apresentará o artista  Claude Oscar Monet.
  
Monet nasceu em Paris ,na França,em 1840.Seus pais e professores o consideravam um menino indisciplinado.Ele gostava muito de desenhar,e na escola fazia caricaturas dos professores.Aos 15 anos já ganhava algum dinheiro com seus desenhos.
  Um dia conheceu o pintor Boundin e os dois tornaram-se grandes amigos.Boundin viu seus desenhos e o encorajou a pintar.Com Boundin,Monet aprendeu também a pintar ao ar livre.
   O começo da carreira de Monet foi marcante por dificuldades financeiras.Pórem na década de 1870,começou a obter sucesso.Suas obras de arte tinham,como temática principal,as paisagens da natureza.Seu tema preferido era os jardins de sua casa.E com isso,começou a pintar várias Ninféias.

















Monet fazia,suas paisagens com pinceladas curtase rápidas e sem obter as misturas de tintas na paleta.
Monet faleceu em 1926,na França deixando um legado artístico reconhecido até os dias de hoje.
Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.

   A professora entregará para os alunos a explicação da vida e obra de Monet...
   Ao término da explicação a professora fará alguns questionamentos sobre as pinturas feitas no quebra-cabeça.

1) O que vocês acharam das obras?
2) O que chamou atenção de vocês nestas paisagens?
3) Você já conhecia o pintor Monet?
4) As obras das Ninférias,retratam qual estação do ano?
Observação: todos questionamentos serão respondidos oralmente. 

  Agora que aprendemos um pouco sobre a vida e obra de Monet,vamos dar uma volta pelo pátio da escola,para vermos como está as flores e árvores ao nosso redor para depois criarmos uma paisagem sobre aquilo que avistamos.Não esquecendo que a primavera é uma das estações mais bonitas,pois as flores estão mais coloridas,alegres e cativantes.
  Após o passeio ao pátio, a professora organizará a turma em grupos,ela dará uma folha de jornal,para que os alunos encapem suas mesas.
   Cada grupo ganhará tintas guache,pincéis e folhas de ofício.Aprofessora passará nos grupos com uma bacia de água,ela mergulhará a folha de ofício dos alunos e estes deverão criar sua paisagem,através de pinceladas curtas e rápidas.Após a conclusão do trabalho os alunos deverão assinar seu nome no cantinho da folha e colocá-la no fundo da sala para sua secagem.

FINAL DE AULA
No final da aula a turma será dividida em dois grupos para realizarem a atividade de perguntas e respostas.Cada grupo deverá escolher um representante,este deverá jogar o dado.O grupo que tirar o maior  número começa fazendo uma pergunta sobre a aula,enquanto o outro grupo responde.Caso o grupo não saiba,o que fez a pergunta responde.Depois o outro grupo faz a mesma coisa.

2 comentários:

  1. fran muito boa tua ideia para trabalhar o artista e muito linda as obras selecionadas. denise

    ResponderExcluir
  2. Monet observava a luz e o reflexo na natureza para pintar em suas obras. Faça esta observação com teus alunos e pinte e borre tinta no papel úmido.
    Professora Ilane.

    ResponderExcluir