quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"A dor passa, mas a beleza permanece" Renoir

Aluna: Jaqueline
Turma: 2401

Plano de aula de Artes

Ano de aplicação: 5º ano.
Tema: Primavera
Conteúdo: Pintura, artista Pierre Auguste Renoir.
Objetivos: 
- Conhecer a vida e a obra do artista Renoir.
- Pintar utilizando como subsídio a técnica do artista Renoir.
Recursos:
Papelão, potes, tinta, pincel, cartolina.
Dinâmica: Jogo dos potes coloridos.

A professora esconderá na sala 6 potes coloridos, um de cada cor. Dividirá a turma em 6 grupos conforme a cor dos potes, cada equeipe será de uma cor. Falará para os alunos que eles devem procurar os potes na sala e que ao abrirem deverão olhar o que tem dentro, e deverão tentar montar o que estiver dentro dos potes. Dentro dos potes haverão pedaços da tela "Rosas e Jasmin no Vaso, 1880 e uma foto do artista. O que a professora não falará é que eles terão de juntar todos os grupos para conseguir montar as imagens, que ao longo da dinâmica eles devem perceber a necessidade de colaboração entre os grupos. Ao final quando montarem, eles colarão em um cartaz as duas imagens e a professora começará a explicação da aula apresentando o artista.



A professora então explicará que a foto encontrada é de um artista chamado Pierre Auguste Renoir, e que a outra imagem é um quadro que ele pintou. A professora a seguir falará sobre sua vida e obra a partir do seguinte texto.

Renoir

Pierre Auguste Renoir nasceu em 25 de fevereiro de 1841 na cidade de Limonges na França., foi um dos principais pintores franceses de um movimento artístico chamado impressionismo. Desde criança ele gostava de arte, seu pai era alfaite e sua mãe costureira. Com 13 anos Renoir parou de estudar e passou a trabalhar em uma fábrica de peças de porcelanas, onde ele pintava buquês e flores. Com 17 anos mudou de emprego e começou a pintar leques e tecidos. Então com 21 anos, depois de juntar suas economias, entra para uma escola de artes em Paris chamada Academia de Belas Artes. A partir disso Renoir nunca mais parou de pintar. 
Seu estilo era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, retrantando a reflexão da luz, retratando pessoas e paisagens.
Aos 56 anos sofreu um acidente de bicicleta e quebrou o braço. Logo após descobriu uma doença chamada artrite, que atinge as articulações do nosso corpo, e por causa dessa doença, Renoir tinha dificuldades para pintar. Com o passar do tempo ele começou a pintar sentado amarrando os pinceis nos seus dedos. Mas apesar de sua doença, o artista pintou até os últimos dias de sua vida. Renoir, então, morreu em 3 de dezembro de 1919, aos 78 anos.
A professora então mostrará as seguinte obras de Renoir:


Auto Retrato, 1910
Buquê de flores da primavera.

Monet pintando em seu jardim.

Questionamentos: 

O que vocês obeservam nas imagens acima?
Vocer percebem o reflexo da  luz nas imagens?
Qual a relação das obras do artista Renoir com as estações do ano?


Atividade:
Em duplas os alunos receberão um pedaço de papelão, e deverão primeiro, pintar uma camada de tinta branca, para dar um efeito de luz parecido com as obras de Renoir, após pintarão uma paisagem de primavera com pequenas pincelas e sem misturar as tintas antes de colocá-las na tela.
Depois de prontas, essas telas serão espalhadas pela escola para anuciar a chegada da primavera.

Final de aula:

Será entregue aos alunos uma folha de atividade com uma cruzadinha.


Cruzadinha:
1.     Primeiro nome de Renoir: PIERRE.
2.    Mês de nascimento do artista: FEVEREIRO
3.    O que produzia a fábrica que Renoir foi trabalhar com 13 anos? PORCELANAS
4.    Qual era a profissão da mãe do artista? COSTUREIRA
5.    Nome da doença que Renoir descobriu que tinha: ARTRITE
6.    Em que cidade ficava a escola de artes que o artista frequentou? PARIS



Um comentário:

  1. Muito legais as atividades, que condizem com o ano de aplicação. Parabéns!
    Janis

    ResponderExcluir