quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jackson Pollock
Nome: Caroline
Turma: 2401

Plano de Aula de Artes

Ano de aplicação: 4° ano
Conteúdo: Gotejamento/ Jackson Pollock
Tema: Primavera
Objetivos:
- Conhecer a biografia do artista Jackson Pollock.
- Identificar sua técnica artista e representá-la através de um trabalho coletivo.
Recursos: Fotos de obras de Jackson Pollock,folha de ofício, galhos de árvores.

            Iniciar aula levando os alunos para darem uma volta nos arredores da escola e pedir pra que observem e anotem as cores que prevalecem na primavera. Após, voltar para a escola e na sala de aula explicar  que um pintor chamado Jackson  Pollock era um  homem que enfrentava problemas com alcoolismo e por isso saiu da sua cidade natal, Cody, para estudar em Los Angeles e depois foi morar em Nova York onde se casou com uma pintora famosa e a partir daí, começou a ficar reconhecido. Pintava utilizando a técnica do “gotejamento”, onde utilizava um objeto qualquer e em uma tela deitada no chão respingava tinta, e os pingos escorriam e formavam traços entrelaçados. O seu trabalho mais importante foi o quadro “UM”.(mostrar a foto)

            Jackson Pollock, não usava pincéis.
            Morreu em um acidente de carro nos Estados Unidos.
            Mostrar algumas obras do artista:



            A professora pede para os alunos irem até o pátio e pede pra pegarem galhos de árvores.  Estender no chão da sala um grande pedaço de papel pardo. Após, pede aos alunos para que exponham ao grande grupo as cores anotadas no passeio.
            A professora dispõe tinta têmpera das cores mais anotadas e pede para que utilizando os galhos pintem uma paisagem de primavera. O trabalho será coletivo e cada um fará uma parte da obra. Após a secagem, expor na escola.
            Jogo das afirmativas:
            A turma é dividida em grupos e cada grupo é representado por uma cor, a qual será a cor das fichas de respostas com as letras “V” ou “F”, indicando verdadeiro ou falso para cada afirmativa.
            A professora estende um painel no quadro onde serão fixados as afirmativas e as respostas. As respostas devem ser fixadas do lado contrário, e só serão viradas no término do jogo pra ver quem acertou mais.
            A professora diz a afirmativa e os alunos devem fixar no painel a ficha respondendo se é verdadeiro ou falso.
            Ao final, vira-se as fichas e é corrigido junto aos alunos. O grupo que acertar mais, vence o jogo.

Afirmativas:
1-O nome do Artista que estudamos é Pablo Picasso. (F)
2-O nome da técnica apresenta pelo artista é “gotejamento”. (V)
3-O artista casou-se com outra artista famosa e subiu na carreira. (V)
4-A obra mais famosa do artista é “trinta e um”. (F)
5-O artista morreu por causa do alcoolismo. (F)
6-O artista iniciou os estudos em Los Angeles. (V)
7-O Jackson Pollock não utilizava pincel em suas obras. (V)

4 comentários:

  1. Carol
    Adorei o plano, ficou bem legal.
    Cáren

    ResponderExcluir
  2. Tua proposta se encaixa na pintura de Pollock, que ficou conhecido por sua "pintura-ação", ou seja, colocar a tela no chão, atirar e salpicar tinta. Usava bastão ao invés de pincel.Vai dar um trabalho bem interessante!
    Professora Ilane.

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    Gostaria de saber se me podiam informar o nome do quadro que vem em ultimo lugar.
    O que tem o fundo branco e cores azul, laranja, preto etc..

    Agradeço desde já.
    Maria Andrade

    ResponderExcluir