quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Berthe Morisot

Jessica Vieira dos Santos

                                                         Plano de Aula de Artes


 Ano de aplicação: 3º Ano 
Tema: Primavera
Conteúdo: Pintura  Artista: Berthe Morisot
Objetivos:
- Conhecer a vida e as obras de Berthe Morisot.
- Produzir um trabalho, baseado nos da artista.

Recursos: Papel pardo, tinta, pincel, imagens de obras.

                                                       Dinâmica

           A professora fará um passeio com os alunos pelas redondezas da escola, ela falará para os alunos observarem as paisagens de volta da escola, as árvores, as flores, etc.
           Voltando para a sala os alunos vão relatar e fazer comentários sobre o que viram no passeio.

                                                 
Berthe Morisot
Tela de Edouard Manet


BIOGRAFIA


VIDA E OBRA    

         Berthe Morisot, pintora francesa,  nasceu em 1841 e morreu em 1895. Pertencente à alta burguesia, era neta do pintor Fragonard e  desde cedo começou a ter aulas com Corot. Morisot era uma incansável copiadora. Começou com os Mestres antigos e terminou com Corot, cujos trabalhos ela tinha a vantagem de comentar pessoalmente, já que foi sua aluna entre 1860 e 1862, junto com sua irmã Edna (futuramente Mme. Pontillon). Corot aconselhou que fosse aprender a pintar ao ar livre em Auvers-sur-Oise.

        Em 1864 Berthe fez a primeira exposição de suas paisagens no Salon. Em 1868 ela conheceu e ficou amiga de Edouard Manet, que lhe deu conselhos e pintou vários retratos seus. Em 1872  foi para a Espanha. Desde 1874  até 1886 ela participou de todas as exposições dos Impressionistas, com exceção da quarta mostra, devido a uma doença.

        Em 1874 Berthe Morisot casou-se com o irmão de Manet, Eugène, e, em 1881-1883, construiram uma casa em Paris, que se tornou um lugar de encontros semanais para pintores e escritores, tais como Degas, Caillebotte, Monet, Pissaro, Whistler, Puvis de Chavannes, Curet, Renoir, Mallarmé e outros. Mallarmé tornou-se seu admirador e amigo mais íntimo. Berthe pintava especialmente mulheres e crianças, e era a maior exponente feminina do Impressionismo.

        Em 1892 ficou viúva e comprou um solar em Mesnil. Em 1895, depois de sua morte, Paul Durand-Ruel realizou, em sua memória,  uma grande exposição com 300 quadros. O prefácio do catálogo foi escrito por Mallarmé. Com suas impressões leves e radiantes de vida doméstica feliz, ela fez uma importante contribuição ao Impressionismo.

                                          Questionamentos Orais
  1. Berthe Morisot costumava pintar aonde?
        R: Ao ar livre
     
    2.   Qual foi o motivo da primeira exposição de Berthe Morisot?
        
        R: Paisagem

   3.    O que Berthe mais pintava nas suas obras?
        R: Mulheres e crianças

   4.   Qual era a sua técnica de pintura?
        R: Tinta

  5.    Como ela gostava  de pintar em preto e branco ou colorido ?
       R: Berthe gostava de cores fortes , coloridas e vibrantes

                                            
                                             Atividade


            Produzindo um trabalho....
           A  professora dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, destribuirá para cada grupo um pedaço de papel  pardo, pinceis e uma caxinha de tinta tempera com 6 cores.
           Cada grupo terá que pintar no papel pardo uma das paisagens que eles viram nas redondezas da escola, podendo incluir alguma pessoa que estava na rua passando na hora do passeio.
           
           Final da  Aula

           Cada grupo irá apresentar o seu trabalho para o restante da turma, explicando a sua paisagem, depois de todos  os grupos apresentarem eles vão colar os trabalhos na parede da sala de aula.


           Imagens que serão apresentadas aos alunos.










  

2 comentários:

  1. Conta a História da Arte, que Morisot criava pinturas com pinceladas grossas e cores brilhantes. Poderias acrescentar na tua proposta, misturar a tinta areia, glitter, sal para dar brilho, e assim explorar o trabalho da artista.
    Continue pesquisando Arte!
    Professora Ilane

    ResponderExcluir