quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LEDA  CATUNDA

Aluna : Luíse Ayesa

Turma : 2401


                                        Plano de aula de Artes

Ano de aplicação : 5º ano

Tema : Meio ambiente

Conteúdo : Vida e obras da artista Leda Catunda  -  Colagem

Objetivos :

- Entender o que é colagem .

- Conhecer a vida e obras da artista Leda Catunda .

- Confeccionar um cenário relacionado ao meio ambiente , utilizando pedaços de tecido .

Desenvolvimento :

Recursos : Papel pardo , cola , tecidos , pano , imagens diversificadas .

    
            Para iniciar a aula cada aluno , deverá olhar abaixo de sua cadeira , no qual irá conter uma imagem  em um pedaço de  tecido, sendo   relacionada a  natureza . As imagens estarão divididas em ambiente preservado e ambiente poluido . Os alunos que pegaram a imagem relacionada a natureza preservada juntam-se com  os colegas que possuem o mesmo e os outro que possuem a imagem relacionada a natureza poluida fazem o mesmo .
       Será confeccionado um painel no qual metade da turma será  responsável em colocar o seu pedaço de tecido referente a natureza preservada e a outra metade a  natureza poluida , mostrando assim a diferença entre as duas .
        Os alunos serão questionados sobre quais materiais foram utilizados para confecção do painel , sendo assim introduzido o conteúdo que será trabalhado .
      Expicar aos alunos que nesta aula iremos conhecer uma artista que utilizava tecidos em suas obras :
     A artista se chama Leda Catunda Serra que nasceu em 1961. É uma  brasileira que é  pintora , escultora, artista gráfica , visual e professora .Formada na faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) em 1984, a artista queria ser roqueira , sendo que se considerava pouco apta para desenhar . Seus professores de graduação a introduziram no universo da arte conceitual .

    A originalidade de Leda Catunda está em seus materiais , em sua postura e em seu fazer .Ela pinta sobre suportes absolutamente não convencionais , muitas vezes aproveitando imagens . Em vez de telas, há uma barraca de praia, o coro de poltronas desmontadas , toalhas de banho , edredons e etc , transformados em trabalhos artistícos .
     Leda Catunda também utiliza pintura em suas obras , ela persegue a realidade sem desistir da superficie . Sua pintura revela a base da natureza desumana em que o homem vive .Portanto a artista critica a banalização das imagens em nossa sociedade, ela espera um estímulo provocativo no olhar do espectador .
     Seus trabalhos despertam o desejo de tocar nas obras , para sentir as varias combinações de textura utilizadas .

Palmeira com flores - 2006
-acrílica sobre tecido .

Onça pintada -1984
-acrílica sobre cobertor.

Dois Sóis - 1993
-acrílico sobre tecido .


Questionamento :

a) Descreva o modo como a artista esta vestida ? A artista esta vestida com um vestido curto colorido, contendo 4 cores .

b)Qual sentimento ela demonstra através de sua face ? A rtista  demonstra um sentimento de alegria em sua face .

c)Quais os materiais utilizados nas obras de Leda Catunda ? Ela utiliza tecido , barraca de praia , coro de poltrona, toalha de banho , edredons , etc em suas obras .

d)Qual a intenção da artista ao usar materiais diversificados ?A artista tem a intenção de despertar a curiosidade dos espectadores de tocarem em seus trabalhos para saberem de que são confeccionados .

                Após a explicação e questionamentos , será realizado um trabalho artístico com a turma :
                  Cada aluno  receberá 30 cm de pano , aonde deverá criar um cenário relacionado a natureza preservada ou poluída , utilizando retalhos, eles irão recortar a forma da imagem que gostariam de utilizar no próprio retalho de  tecido que trarão de casa  e após colar no pano .


Atividade final : Os alunos irão apresentar aos colegas sua colagem e falar sobre a   importância de preservar a  natureza .


2 comentários:

  1. Luíse Ayesa
    Adorei seu trabalho, a artista é muito interessante! Ela utiliza um material diferente em suas obras, que com certeza despertará o interesse dos alunos. A atividade é bem criativa, ficará lindos os trabalhos.
    Beijo
    Tatiane

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana mudar o suporte, neste caso pintar sobre o tecido e montar uma grande "colcha de trabalhos".
    Tua proposta ficou bem bacana.
    Professora Ilane

    ResponderExcluir