quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PONTILHISMO E SEURAT

NOME: MÔNICA

Ano de Aplicação: 3 º ano


Tema: Meio Ambiente.

Conteúdo: Seurat e pontilhismo.

Objetivo:

-Conhecer as obras de Seurat.
-Realizar as atividades propostas.
-Entender qual era a técnica de pintura que Seurat utilizava.
Recursos: auto retrado do Seraut, obra, papel ofício, cotonet, tinta tempêra, panos e pote.


Iniciar a aula os alunos em círculo. A professora dividirá os alunos em dois círculos. Dado o sinal da professora os alunos saírão em busca de um envelope, quando acharem o envelope se reunirão novamente nos grupos e montaram o quebra-cabeça.

Quebra-cabeça:

 
Explicar que Georges Pierre Seurat nasceu em 2 de Dezembro de 1859, em Paris. Seurat foi influênciado para pintar pelo seu tio materno que também era um pintor amador. Ele tinha interesse pela composição de cores.
Seurat utilizava pontos para pintar suas obras, colocando um ponto do lado do outro formando assim uma bela obra usando somente cores puras.
Essa maneira que ele pintava passou a se chamar de pontilhismo.
Sua obra de sucesso foi a " Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte" . Ele pintou essa obra, pois passeava muito nessa ilha.
Seurat morreu na frança em 29 de março de 1891, com uma angina infecciosa. Dois dias depois é enterrado no cemitério parisizense Père Lachaise.

Auto retrato de Seraut:
Obra: " Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte"




Questões:

1. Que tipo de paissagem a obra tem?
Resposta: A obra tem a paisagem de uma ilha.

2. Que tipo de técnica foi utilizada para pintar a obra?
Resposta: Para pintar a obra foi utilizada a técnica do pontilhismo.

3. Quem pintou a obra?
Resposta: Quem pintou a obra foi

4. O que você achou da obra?
Resposta: esposta pessoal.

Vamos elaborar uma pintura pontilhismo?

Para isso utilizaremos uma folha de ofício dobrada ao meio e todos deverão pintar uma paisagem, mas essa paisagem terá que estar relacionada aos dias de hoje, levando em consideração a poluição das águas, as queimadas, as pessoas e etc.
Essa paisagem deverá ser pintada na folha inteira sendo que utilizaremos na primeira metade da folha cotones e tinta e na segunda metade da folha utilizaremos a ponta do cotonete sem algodão e tinta. Não esquecendo que a pintura terá que ser feita através de potilhados.

Final de Aula:
Cada aluno mostrará o que desenhou, falará o que achou e por que fez aquele aquela paisagem.

Um comentário:

  1. Seurat inventou um estilo especial de pintura, o Pontilhismo,utilizando apenas pequenos pontos e não mais pinceladas.
    Professora Ilane.

    ResponderExcluir