quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PAUL CEZANNE

Cristiane
Turma 2401
 Plano de aula de Artes:

Tema: O outono chegou!
Conteúdo: Artista Paul Cezanne, pintura.
Classe de aplicação: 3º ano.
Objetivos:
v     Conhecer sobre a vida e obra do artista Paul Cezanne.
v     Utilizar a técnica de pintura para realizar atividades baseadas na obra do artista Cezanne.

Recursos:
Cesta com frutas, material sobre a vida e obra do artista Cezanne, tinta têmpera, pinceis, folhas de desenho.
A professora iniciará perguntando aos alunos qual é a fruta preferida de cada um. Ela deixará que os alunos falem.
Após, a professora explicará que iremos trabalhar sobre um artista que além de outras coisas, pintava quadros sobre frutas.  Ela entregará o texto abaixo para os alunos e comentará sobre ele com a turma.




VIDA E OBRA DE PAUL CEZANNE

Paul Cézanne naceu en 19 de janeiro de 1839 e morreu em 22 de outubro de 1906. Ele introduziu distorções nas suas obras e alterações para destacar o volume e o peso dos objetos. Ele representava à natureza utlizando as formas geométricas: esfera, cilindro e o cone. Cézanne cultivava, sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar suas paisagens estudava-as bastante. Árvores, casas e demais elementos da paisagem estavam presentes em suas pinturas. Ele utilizava levemente as formas geométricas para pintar as paisagens.
Nos primeiros trabalhos, Cézanne se preocupava com a figura na paisagem. Nesse período incluem-se várias pinturas de grupos de figuras grandes e pesadas na paisagem, pintadas a partir da imaginação. Mais tarde, ele passa a se interessar mais em trabalhar a partir da observação direta, e, aos poucos, desenvolveu um estilo de pintura mais leve e arejada, que iria influenciar imensamente outros pintores.
Durante toda a sua vida, esforçou-se para desenvolver uma observação autêntica do mundo através do método mais preciso possível para representá-lo em pintura.
Embora as imagens religiosas aparecessem menos freqüentemente nas últimas obras de Cézanne, ele permaneceu devoto do catolicismo romano, e dizia: “Quando eu preciso julgar uma arte, levo minhas pinturas e as deixo próximas a um objeto feito por Deus, como uma árvore ou uma flor. Se os dois lados combatem, elas não são arte.”.
Um dia, Cézanne trabalhava em campo aberto quando foi surpreendido por uma tempestade. Só foi para casa após trabalhar duas horas na chuva. No caminho caiu, foi socorrido por um motorista que passava e o ajudou a ir para casa. Cézanne recuperou a consciência após ser tratado. No dia seguinte, pretendia continuar o seu trabalho, mas estava muito fraco e acabou por desfalecer. Foi colocado numa cama, de onde nunca mais se levantou. Morreu alguns dias após o acidente, em 22 de outubro de 1906, de pneumonia. Foi enterrado num antigo cemitério de sua amada cidade natal.
Vários períodos foram definidos na vida e na obra de Cézanne. Cézanne criou centenas de pinturas, algumas das quais alcançaram altos preços no mercado de arte, nos últimos anos.
Agora observe algumas obras do artista Cezanne:


Autorretrato de Paul Cezanne.



Obra: Natureza morta com maçãs e laranjas





Outras obras de Cezanne:

Pirâmide de crânios 

“A montanha de Santa Vitória”

“As grandes banhistas”
A professora pedirá para os alunos  observarem a obra “Natureza morta com maçãs e laranjas” e fará as seguintes perguntas:

a)     Quais as cores mais utilizadas no quadro?
b)     Quais as formas geométricas contidas na pintura?
c)     Quais são as figuras representadas no quadro?
d)     Por que você acha que o quadro recebeu o título “Natureza morta com maçãs e laranjas”?

Hora de criar:

A professora dividirá os alunos em grupos e entregará para cada grupo folhas de desenho, pincéis, potes com água, tinta têmpera e um paninho para limpar as mesas após o término do trabalho.
A professora colocará em sua mesa uma cesta com diferentes tipos de frutas ( banana, maçã, abacaxi, uvas, laranjas, melão, mamão entre outras.). Ela pedirá para os alunos observarem a cesta com frutas e reproduzi-la copiando o desenho com lápis de escrever na folha. Após, os alunos pintarão o desenho, utilizando tinta têmpera.

Final de aula:

Os alunos deixarão os trabalhos secarem no fundo da aula. Na aula seguinte os alunos irão um de cada vez até a frente do quadro e mostrarão o seu trabalho para a turma. Os alunos deverão falar o que aprenderam sobre a obra de Cezanne, o que mais gostaram no trabalho e no que tiveram dificuldade para realizá-lo.  Após todos os alunos mostrarem suas pinturas, os trabalhos serão colados em um cartaz com o título “Outono, a estação das frutas!”. O cartaz será fixado na frente da sala de aula.


2 comentários:

  1. Teu plano ficou bem parecido com uma aula que eu tive na 6° série! mas será que o "final de aula" está correto?!
    Fiquei em dúvida....

    ResponderExcluir
  2. Tua proposta corresponde ao que tornou Cezanne um artista muito famoso, suas pinturas de natureza morta. Ele pintava no seus ateliê os arranjos que fazia.É uma pintura de muita observação.
    Professora Ilane

    ResponderExcluir