terça-feira, 9 de novembro de 2010

Paul Gauguin

Aluna: Gabriele
Ano de Aplicação: 3º ano/ 2ª série


PLANO DE AULA DE ARTES

Conteúdo:Cores quentes
               Pintor Paul Gauguin

Tema: Meio Ambiente

Objetivos:
- Analisar as obras do artista Paul Gauguin . 
- Entender o que são cores quentes.
- Conhecer a vida e obras do artista Paul Gauguin .
- Representar um ambiente e utilizar neste ambiente cores quentes.

Recursos:
-envelopes contendo peças de um quebra-cabeça que depois de montado formará a obra do artista.
- folhas de ofício
- tintas têmperas nas cores laranja, amarelo e vermelha.
- papel pardo, caixa com círculos coloridos.

     Ao iniciar a aula a professora irá dividir os alunos em três grupos. Cada grupo receberá uma dica  para começar a procurar os envelopes que estarão espalhados pela sala, sendo que em cada envelope irá conter a próxima dica e partes do quebra-cabeça. Alguns componentes do grupo ficarão sentados e o restante irá  procurar os  envelopes espalhados, vence o grupo que montar o quebra-cabeças primeiro.
     Após montarem o quebra-cabeça a professora irá pedir para que os alunos o colem em uma prancha (um pedaço) de papelão, logo após ela irá colar estas imagens em uma parede ou até mesmo no quadro para que todos os alunos as possam visualizar.

   Depois de as observarem a professora irá fazer os seguintes questionamentos:
·        O que acharam da obra?
·        Já conheciam alguma?
·        Conhecem o pintor da obra?
·        Há algo diferente na obra? O quê?
·        Como são classificadas essas cores?

     Depois de questioná-los a professora irá explicar que  esta obra é diferente de muitas outras porque o pintor  Paul Gauguin, que nasceu em Paris no dia 7 de junho de 1848, mas começou a pintar apenas em 1870 apenas por prazer mas sua pintura foi reconhecida e muito bem aceita que foi exposta no Salão Anual  Oficial. Paul morreu em 8 de maio  de 1903. neste momento a professora irá demonstrar para os alunos seu auto-retrato.



       Desde sua primeira obra já usava cores no tom de vermelho laranja e amarelo,essas cores são conhecidas como cores quentes , ou seja , cores que foram preciso misturar duas cores para que elas fossem criadas, usando essas cores em lugares  onde não as costumamos encontrar foi assim  que ele tornou suas obras impressionistas.
        Agora que a professora já explicou a vida do pintor que iríamos trabalhar naquela aula e demonstrou algumas de suas obras, os alunos deverão desenhar em uma folha de ofício uma paisagem que gostam ou que conhecem, e após desenhá-las os alunos deverão usar apenas as cores laranja, vermelha e amarela para  colorir suas paisagens.
      No final da aula  a professora irá desenhar em um papel pardo uma grande árvore,  no fundo da sala  estará uma caixa contendo pequenos círculos de diversas cores, um aluno de cada vez irá a te a caixa e escolherá um círculo que contenha  uma cor quente, neste círculo irá  colocar um símbolo ou seu próprio nome e depois irá colar o círculo na árvore, ao final todos perceberão de que construíram coletivamente uma árvore usando apenas cores quentes e representando a s árvores que Paul Gauguin  pintava sendo agora a turma a  pintora da obra.



Um comentário:

  1. Gabi sua atividade ficou bem legal!!
    Vou experimentar essa técnica!!
    E adorei seu final de aula...
    bjinhos FRAN!!!

    ResponderExcluir