quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Salvador Domingos Felipe Dali.


Plano de aula de arte
Aluna: Letícia
Ano de aplicação: 4º ano
Tema: paisagens
Conteúdo: texturas e vida e obra do artista Salvador Domingos Felipe Dali.
Objetivos:
    Conhecer um pouco da vida do artista Dali.
    Identificar as características de suas obras.
Recursos: folhas de ofício, objetos diferenciados e uma caixa de papelão
Atividade inicial:
  A professora passará pelos alunos, uma caixa onde eles terão que colocar a mão, pegar um objeto e descrevê-lo, apenas pelo tato. Depois de dito todas as características, o aluno passa a caixa para outro colega e assim até que todos possam ir.

Explicação sobre o artista:
  Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres. Foi um dos mais importantes na pintura e escultura com suas obras surrealistas (que não são reais).
   Desde pequeno, Dalí demonstrou interesse pelas artes e em 1921 entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando. Porém, em 1926, foi expulso dessa escola. Em 1930 começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo, nesta época o artista representava imagens do dia-a-dia de forma inesperada, ele fazia suas obras com cores vivas É nesta fase uma de suas obras mais conhecida “A persistência da Memória”, que mostram relógios derretendo.
  Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos.
  Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro Museu Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.
  Após a morte de sua esposa, Dali entrou em depressão e sete anos depois na cidade de Figueiras o artista morreu de pneumonia e parada cardíaca.

(Após a professora mostra uma foto e a obra: A persistência da Memória, do artista Dali.)

Obra: a persistência da memória

Salvador Domingos Felipe Jacinto Dali

   Atividade dirigida:

   Após a explicação, cada aluno receberá uma folha de ofício, onde terão que desenhar o objeto que pegarão, apenas pelas características que sentirão. Eles trocarão este desenho com um colega do lado,  quem recebeu o desenho, terá que fazer uma paisagem para a imagem desenhada pelo colega que deve ser incoerente e não faça sentido. Como a obra mostrada pela professora.
  Os alunos irão expor os trabalhos realizados, em um mural.

Atividade final:

  A professora dividirá a turma em seis equipes, estes terão que ir a frente do quadro, jogar o dado para cima e o número que cair indicará a pergunta que irão responder. Por exemplo se cair no número um, respondem a questão um.
        1. Qual o nome do artista trabalhado? O nome do artista é Salvador     Domingo Felipe Jacinto Dalí.
2.Qual o nome sua principal obra? Sua principal obra chamava-se: A persistência da Memória.
3.      Qual o nome da cidade em que o artista nasceu? Ele nasceu em Figueres.
4. Qual o ano em que o artista nasceu? Ele nasceu em1904.
5.      Cite uma característica de suas obras? Um de suas características era o surrealismo.
6.      Qual o ano que Dali entrou para a escola de Belas Artes? Ele entrou para a escola de belas artes no ano de 1921.
7.      Qual o nome do movimento em que Dali participou no ano de 1930? O nome do movimento era surrealismo.


Um comentário:

  1. Dali foi um artista do Surrealismo, seus trabalhos mostram que na arte o inseperado e o inacreditável pode acontecer, como um relógio derreter, na obra esclhida. Tua proposta vai render um interessante trabalho com um 5º ano.
    Professora Ilane.

    ResponderExcluir