quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sandro Botticelli

Nome: Cáren
Turma: 2401
Plano de aula de artes
Ano de aplicação: 4° ano.
Tema: Meio ambiente.
Conteúdos: Colagem e artista Botticelli.
Objetivos:- Conhecer a vida e a obra do artista Botticelli.
- Reproduzir um cartão postal a partir de formas geométricas de folhas de revistas.
Recursos: Balão, obras do artista Botticelli, folha de desenho e revistas.
Desenvolvimento:
Iniciar a aula dividindo a turma em 3 grupos. Cada grupo terá uma cor de balão, os balões estarão espalhados pela sala, dentro de cada um terá uma letra da palavra colagem. Ao encontrar os balões os alunos irão encher até estourar para pegar as letras, o grupo que formar a palavra colagem primeiro vence.
O que é colagem?
Explicar que a colagem é a composição feita a partir do uso de materiais de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem.
Você conhece Sandro Botticelli?
Sandro Botticelli era um pintor Italiano, ele nasceu em Florença no dia 1° de março de 1445. Foi na infância que Botticelli descobriu seu interesse pela pintura. Em 1470 já tinha o seu próprio ateliê. Ficou conhecido pelos retratos que fazia das grandes famílias de Florença, pintou também quadros para a igreja. Foi um dos principais artistas que ilustrou a Capela Sistina em Roma (entre 1481 a 1482). Botticelli faleceu em 1510.
Autorretrato de Botticelli.


Obras de Botticelli:

                                               Capela Sistina: A punição dos filhos de Corá
                                                                                           
                         Virgem com o Menino e São João Batista Criança (1490).
                                  A Virgem e o Menino com Anjos (1481).
 Esta pintura foi a mais cara que Botticelli realizou. Em nenhuma outra obra ele usou tanta tinta ouro, que aí foi usada nas roupas, nos raios de sol, na coroa de Maria, em seus cabelos e também nos dos anjos.

Cartão postal!
*A professora irá distribuir as folhas de desenho e nelas os alunos terão que fazer um círculo grande (como o Botticelli fazia em suas obras).
Com as folhas coloridas da revista, os alunos irão formar uma paisagem com figuras geométricas que lembre o meio ambiente.
Após formar a paisagem os alunos irão colar a paisagem dentro do círculo.

Final de aula:
Os alunos irão apresentar o cartão postal para a turma, explicando o porquê de sua colagem. Logo após os alunos irão escrever atrás do cartão postal uma mensagem para a preservação do meio ambiente e entregar para alguém da escola.

Um comentário:

  1. Botticelli é muito conhecido por inúmeras composições redondas, criadas por ele, um formato de pintura bastante comum naqueles tempos. Tua proposta propõe um trabalho assim, uma forma diferente de desenhar e pintar.
    Professora Ilane

    ResponderExcluir