segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vicent Willem Van Gogh

Aluna: Bruna
Turma: 2401

Plano de aula de Artes

Ano de aplicação: 3º ano
Tema: identidade
Conteúdo: Vida e obras do artista Van Gogh - textura

Objetivos: - Experiências a técnica de textura
                      - Conhecer a vida e obras de Van Gogh.

Desenvolvimento

Recursos: caixinha, diferentes objetos, imagens, tinta guache, farinha de trigo, bandeja de isopor, palitos de picolé e folha de ofício.

         Iniciar a aula fazendo um círculo de cadeiras, na qual passará uma caixa com diferentes objetos de diferentes texturas, exemplo: lixa, algodão, urso de pelúcia, tecido, etc. Ao parar  a música o aluno deverá tatear um objeto e dizer algumas caraterísticas do mesmo, descrevendo-o aos colegas, que devem tentar adivinhar do que se trata.
         A professora poderá ir questionando se o objeto é: liso, pontiagudo, macio, áspero, etc.
         Informar aos alunos , que os materiais que tateamos possuem textura e que o artista Van Gogh, esse que será trabalhado em aula, utilizava a técnica de textura em suas obras.
         Explicar que textura é a aparência de uma superfície, ou seja, a parte externa de uma forma, que permite identificá-la e destinguí-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a parte externa da obra é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é por isso uma sensação visual (que podemos ver) ou tátil (que podemos tocar). Você já ouviu falar em Van Gogh? Esse artista utilizava em suas pinturas a técnica de textura e suas obras são mundialmente famosas.
         Vicent Willem Van Gogh nasceu a 30 de março de 1853, na Holanda. Van Gogh experimentou uma variedade de ocupações antes de decidir tornar-se artista. Ninguém, nem mesmo ele, suspeitou quão grande era seu  talento. Van Gogh só foi um artista ativo num total de 10 anos, de 1880 até 1890. Nesse curto período, ele produziu mais de 840 pinturas e milhares de desenhos, tendo ele próprio aprendido a desenhar e a pintar: estudou manuais sobre a teoria das cores, recebeu conselhos de artistas amigos, visitou museus e teve algumas lições na Academia de Antuérpia.
         O estilo do artista estava bastante definido, com as sua pinceladas expressivas, vigorosas e empastelamento de tintas. A partir daí, amarelos intensos e vermelhos vivos serviram para criar efeitos, expressando sentimentos. As suas pinturas foram vendidas em leilão a vastas quantias e a própria textura tornou-se um elemento de expressão emocional de seus quadros.
         Mostrar aos alunos um autorretrato do artista Van Gogh e algumas de suas obras, em que o artista expressa alguma emoção ou gosto ao pintar.
Autorretrato de Vicente Willem Van Gogh

Obras


"O Quarto da Casa Amarela - 1888"
         Explicar que esse era o quarto de Van Gogh em Arles (1889) na Casa Amarela, em que morava. A pintura mostra a sua necessidade de ter um lugar seu, de reflexão e trabalho.

         "Noite estrelada - 1889"
         Explicar que as estrelas eram uma das grandes motivações das pinturs de Van Gogh. Ele disse certa vez: "Quero expressar a esperança por meio de algumas estrelas."
      

   "Girassóis - 1889"
         Falar girassóis eram um dos temas prediletos de Van Gogh, talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor predileta.

Questionamentos:
1. O que você acha que o artista quiz transmitir ?
2. O que você sente ao ver essas obras?
3. Qual das três obras lhe chamou mais a atenção?
4. Você já tinha ouvido falar do pintor Van Gogh?
5. Que cores o artista usa em suas obras com maior frequência?
(Respostas pessoais)
 
         Assim como o artista Van Gogh expresava seus sentimentos através da ténica de texura, fazendo uso de uma tinta que permitia visalzar a textura, vamos aprender a técnica do emplasto que é uma mistura de tinta com farinha de trigo que permite deixar a mesma mais grossa, dando assim a textura.
         A turma será dividida em 4 grupos, na qual a professora distribuirá tinta, bandeija de isopor, palitos de picolé, farinha e uma folha de ofício a cada aluno.
         Como fazer o empasto:
         - O aluno deve misturar na cor desejada, farinha de trigo, tudo vai depender da textura que se deseja fazer no trabalho. Então vá aos poucos colocando farinha até que a massa fique grossa e grude no papel, mas não esqueça de misturar bem a farinha e a tinta.
         Cada aluno deve criar sua pintura, expressando uma emoção, sentimento ou algo que goste.

         Atividade final: Cada aluno aprensentará sua pintura com textura aos colegas, explicando o que fez, o que quis expressar e dando um título a sua obra.
         Depois de seco as pinturas pode se fazer um livro com a seguinte frase: "Identidade: meus sentimentos, meu gosto !"

Um comentário:

  1. Van Gogh ficou conhecido por sua técnica de pintura impasto, cheia de riscos e marcas do seu pincel, dando um acabamento irregular em suas obras. Os alunos vão gostar de trabalhar assim, experimente!
    Professora Ilane

    ResponderExcluir